Friday, November 04, 2005

Manifestação contra Bush causa confusão no centro de Montevidéu

04/11/2005 - 21h45

Manifestação contra Bush causa confusão no centro de Montevidéu



da Efe

Uma manifestação contra a 4 ª Cúpula das Américas e a presença do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na América Latina resultou em uma série de distúrbios e na detenção de 15 manifestantes no centro financeiro de Montevidéu (Uruguai).

O ministro do Interior, José Díaz, afirmou em entrevista coletiva que os distúrbios foram iniciados por cerca de 30 pessoas que andavam atrás das que faziam um protesto de forma pacífica contra George W. Bush.

A mobilização foi iniciada por setores radicais da esquerda política Frente Ampla, que integra o governo do Uruguai. O grupo é contra a posição do presidente do país, Tabaré Vázquez, e sua presença na Cúpula.

Os manifestantes expressaram também sua divergência com a assinatura do Tratado de Investimentos com os Estados Unidos, que o Uruguai ratificará durante a Cúpula de Mar del Plata.

Prisões

Díaz informou ainda que 15 pessoas foram detidas durante o confronto de um grupo com integrantes da Polícia Turística, que opera na parte antiga da cidade. Posteriormente, foi enviada ao local uma unidade antidistúrbios, para evitar danos a lojas e edifícios bancários.

"Não serão toleradas de modo algum as ações dos que atentam com a convivência democrática", disse o ministro, confirmando que os detidos foram colocados à disposição da Justiça.

O titular de Interior informou que três policiais, entre eles uma mulher, ficaram feridos nos confrontos.

Díaz explicou que o grupo de manifestantes violentos pintou lemas anarquistas nas paredes e quebrou vidros de vários edifícios públicos a pedradas.