Friday, October 28, 2005

Cai apoio à democracia no Brasil e restante da América Latina

28/10/2005 - 16h25

Cai apoio à democracia no Brasil e restante da América Latina

Publicidade
da Folha Online

A pesquisa Latinobarómetro detectou que o apoio da opinião pública à democracia está bem abaixo do nível verificado há 9 anos no Brasil e em vários países da América Latina. O Latinobarómetro mede opiniões, atitudes e valores em 18 países da América Latina desde 1995. Os resultados desse ano indicam que em torno de metade dos latino-americanos são "democratas convictos" e que apenas um em três estão satisfeitos com os resultados de seus regimes democráticos.

Segundo a pesquisa, divulgada na edição desta semana da revista britânica "The Economist", apenas 37% dos brasileiros ouvidos concordam com a afirmação "a democracia é preferível a qualquer outro tipo de governo". Em 1996, metade dos questionados pela pesquisa concordaram.

Dentre os 18 países abrangidos pelo Latinobarómetro, em 8 o nível de respostas de mesmo tipo está abaixo dos 50%. E em 12, houve uma queda do nível de respostas positivas em relação a 1996. Houve uma queda de 13 pontos percentuais no caso brasileiro, que está longe de ser o pior. No Paraguai, a queda no nível de confiança da população local recuou 27 pontos entre 1996 e 2005, isto é, apenas 32% dos paraguaios concordaram com a afirmação submetida pela Latinobarómetro. Na Argentina, houve um recuo de 6 pontos percentuais, mas o nível de respostas do mesmo tipo representa 65% do total.

O maior crescimento do apoio à democracia foi verificado entre os venezuelanos. Naquele país, a parcela de entrevistados que apóiam a democracia subiu de 62% do total (1996) para 76% (2005).

Crise política

Para a revista britânica, "parte do brilho trazido pela eleição de Lula da Silva em 2002 mostra ter sido apagado pelo recente escândalo de corrupção envolvendo seu partido", o que explicaria o nível de apoio dos brasileiros ao regime democrático. No caso da Venezuela, os articulistas da revista colocam que o apoio à democracia é muito nesse país "talvez porque tanto aliados quanto oponentes de Hugo Chávez, o presidente socialista, reivindicam [a democracia] como sua bandeira".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, permanece como o mais popular líder do continente americano na opinião dos latino-americanos. Em uma escala de 0 a 10, a avaliação média de Lula ficou acima de 5,5, a maior nota. Abaixo dele, e com uma nota inferior a 5, está o presidente venezuelano Chávez, seguido pelo presidente dos EUA, George W. Bush, e o líder cubano Fidel Castro. A revista faz uma ressalva ao resultado: "menos de 50% dos entrevistados expressaram uma opinião a respeito de Lula".