Monday, October 03, 2005

Gripe aviária pode matar 150 milhões, alerta a ONU

Gripe aviária pode matar 150 milhões, alerta a ONU

Na sua forma atual o vírus não é passado facilmente de uma pessoa para a outra, mas especialistas temem uma mutação

Nova York - Um novo surto da gripe aviária pode matar até 150 milhões de pessoas, alerta o médico David Nabarro, nomeado pela Organização das Nações Unidas (ONU), coordenador dos esforços de combate à doença. Segundo Nabarro, as chances de o vírus que atualmente atinge aves na Ásia sofrer uma mutação e passar para os humanos "são muito altas".

A nomeação de Nabarro indica a gravidade com que a ONU vê a ameaça da gripe asiática. A função dele será coordenar a resposta mundial à gripe aviária e ajudar nas preparações para uma pandemia.

"O número de mortes poderia ser algo entre cinco milhões e 150 milhões. Eu acredito que o trabalho que nós estamos desenvolvendo vai indicar, nos próximos meses, se a próxima pandemia vai nos levar na direção de 150 milhões ou na direção de cinco milhões", afirmou.

De acordo com Nabarro, a eficácia do trabalho da ONU "será medida diretamente pelas vidas salvas e as conseqüências para o mundo." Médico de formação, Nabarro saiu da Organização Mundial de Saúde (OMS) para assumir a função de coordenar os esforços das Nações Unidas para combater a gripe aviária no mundo.

A doença surgiu em 2003 e desde então matou milhões de aves e mais de 60 pessoas. Na sua forma atual, o vírus não é passado facilmente de uma pessoa para a outra, mas especialistas temem que a situação pode mudar se o vírus sofrer uma mutação. A gripe aviária asiática é provocada por uma variante do vírus Influenza, o H5N1, do mesmo tipo causador da gripe espanhola, que entre setembro e novembro de 1918 deixou mais de 20 milhões de mortos.

BBC Brasil

Fabiano Oliveira

MSN: poetafab@hotmail.com

Yahoo: poetafab@yahoo.com.br

G-Talk: oliveirafab@gmail.com

ICQ: 264710791

http://geocities.yahoo.com.br/poetafab

http://br.groups.yahoo.com/group/equilibrioconsciente

www.poetafab.blogspot.com

www.humanopoder.blogspot.com

www.poetafab1.flogbrasil.terra.com.br

www.ufoempirico.blogspot.com

www.1grau.com/poetafab

www.rumineagora.blogspot.com

www.linkadofab.blogspot.com

www.logostechne.blogspot.com

http://www.livrodevisitas.com.br/ler.cfm?id=107702

http://br.briefcase.yahoo.com/poetafab

0 Comments:

Post a Comment

<< Home