Tuesday, September 27, 2005

Do PT ao PSOL:de um estalinismo vazio ao cheio

Do PT ao PSOL:
de um estalinismo vazio ao cheio


Vários deputados e membros honestos do PT, e não cegos ou se fingindo de cegos como aconteceu com certos intelectuais - o caso de Marilena Chauí é típico - estão deixando o PT para se abrigarem na sigla do PSOL. Penso no que faria, hoje, se estivesse vivo, meu amigo Alberto Tosi Rodrigues. Para o PSOL ele não iria, pois ele sempre esteve a mil anos luz de gente que fala que a "globalização e o neoliberalismo" são o mal do mundo - principalmente gente que nunca soube direito o que eram essas palavras. O PSOL é um partido de pessoas desqualificadas mentalmente - isso é o que o Alberto acharia. Talvez honestos, mas bobos. Gente que há muito perdeu a capacidade de pensar com a própria cabeça. Eles são a prova viva de que a frase de Marx pode ser lida de modo modificado: as idéias dominantes dos (pretensos) dominados são as idéias que dominam de vez suas cabeças. O PSOL é o estalinismo, ou um arremedo dele. E o PT?

Alberto teria um problema grave de sair do PT. Mas não sairia? Creio que ele começaria a tomar uma atitude independente. O PT mostrou que não era outra coisa senão um partido estalinista, que quis obstruir o Congresso e realmente obstruiu. Com dinheiro público. Mas o estalinismo do PT é vazio. Não há nenhuma "sociedade do trabalho" mais no mundo, portanto, a tese do "capitalismo versus socialismo" é uma bobagem. Mas os dirigentes do PT sabiam disso. Usaram apenas a estratégia estalinista. Na vida privada, todos eles já não acreditavam em ideologia marxista ou paramarxista alguma. Mas diferente de mim ou do Alberto, eles não se tornaram liberais radicais ou social democratas. Se tornaram apenas gente que queria se manter no poder. Aconteceu com eles o que disseram que havia acontecido com FHC quando este disse "esqueçam o que escrevi". Todavia, eles não tiveram coragem de dizer "esqueçam o que escrevi" (bem, eles nem escreveram nada mesmo!).

Vemos agora o fim do PT. É o fim de uma época. É o fim de uma geração. Do lado dos políticos, os que passaram para o PSOL, vão repetir o PT. Pois o modelo está falido. Os intelectuais, esses que estão acompanhando a triste trajetória da Marilena Chauí, que não quer dar o braço a torcer, temo que possam terminar em um manicômio. O estalinismo é uma desgraça não só coletiva, mas pessoal.

Paulo Ghiraldelli Jr., filósofo, autor de Caminhos da filosofia (Rio de Janeiro: DPA, 2005)


Fabiano Oliveira

MSN: poetafab@hotmail.com

Yahoo: poetafab@yahoo.com.br

ICQ: 264710791

http://geocities.yahoo.com.br/poetafab

http://br.groups.yahoo.com/group/equilibrioconsciente

www.poetafab.blogspot.com

www.humanopoder.blogspot.com

www.poetafab1.flogbrasil.terra.com.br

www.ufoempirico.blogspot.com

www.1grau.com/poetafab

www.rumineagora.blogspot.com

www.linkadofab.blogspot.com

www.logostechne.blogspot.com

http://www.livrodevisitas.com.br/ler.cfm?id=107702

0 Comments:

Post a Comment

<< Home